CONACEN pede mais voz para consumidores em evento do SNDC

O Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen) participou da 35ª Reunião Ordinária do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), realizada em Vitória (ES), com a presença de mais de 450 representantes de todo o país.

Na oportunidade, a presidente Rosimeire Cecília da Costa representou o Conselho no painel: “Energia cara e suja: o custo para os consumidores e para o planeta”.

Na abordagem, a presidente destacou os desafios enfrentados pelos consumidores de energia, reforçando a importância da participação social nas decisões do setor elétrico.

“O CONACEN atua para garantir que os consumidores tenham voz nas decisões que impactam seu dia a dia. Queremos um sistema energético mais justo, acessível e sustentável”, afirmou a presidente.

O que é o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor?

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) está regulamentado pelo Decreto Presidencial nº 2.181, de 20 de março de 1997, e congrega Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacias de Defesa do Consumidor, Juizados Especiais Cíveis e Organizações Civis de defesa do consumidor, que atuam de forma articulada e integrada com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O que é o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor?

O Conselho Nacional de Defesa do Consumidor é um órgão Colegiado criado para subsidiar a condução da Política Nacional de Defesa do Consumidor, promovendo um ambiente plural, que proporcione a redução de insegurança jurídica e a proposição de recomendações aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

Leia ainda: Abril terá bandeira tarifária verde, sem adicional extra na conta de energia

Com informações do Conacen e Ministério da Justiça e Segurança Pública