Durante a reunião do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), ocorrida no dia 21 de setembro último, o representante da classe rural, Félix Afonso Fleury Curado, apresentou à equipe da Enel Goiás que participou do encontro, demandas importantes para o setor.
Um dos temas centrais do encontro foi sobre Revisão Cadastral das unidades consumidoras que recebem benefícios tarifários da classe Rural, com o objetivo de garantir a manutenção dos descontos na tarifa de energia elétrica.
De acordo com Félix Curado, o setor está consciente da exigência. Entretanto, solicitou que haja uma divulgação maior por parte da concessionária sobre documentações e prazos.
Dentro ainda do debate, Felix Curado levantou duas outras questões também importantes. Uma delas sobre a normativa de cabine ou cubículos blindados nas instalações. Segundo observou, é necessário que havendo mudanças na regulamentação, que elas sejam logo informadas ao Conselho, a fim de que as mesmas cheguem ao conhecimento dos produtores rurais.
Por fim, foi feito um questionamento acerca das normativas para a construção de novas redes rurais. Neste caso, a equipe técnica ficou de avaliar e dar uma posição, para que a informação possa também ser repassada aos produtores.
Ainda em tempo, Felix Curado destacou que o prazo da revisão é curto e que a classe vai se esforçar no sentido de cumprir a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Por isso, o reforçou o pedido para que haja uma melhor divulgação.
Vale ressaltar que o prazo para entrega da documentação, para boa parte dos casos, vence já em 31 de dezembro próximo. (Veja o quadro explicativo)