A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária vermelha patamar 2, irá vigorar neste mês de outubro, a partir desta terça-feira (1º). Isso significa que a conta de energia elétrica dos consumidores vai ficar mais cara.
Mais exatamente, o acréscimo será de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A agência reguladora informou que os fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foram, principalmente, o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que foram influenciados pelas previsões de baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro.
Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto e a vermelha, patamar 1, em setembro.
Tema recorrente nas reuniões do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (CONCEG), o acionamento das bandeiras tarifárias é uma preocupação devido ao aumento do valor da conta de energia.
Por isso, a recomendação é que se faça um esforço permanente de consumo consciente de energia elétrica.
A própria ANEEL também reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis.
De acordo com a Agência, a economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
Leia ainda: CONCEG disponibiliza cartilha sobre máquinas agrícolas e a rede elétrica
Confira o vídeo institucional da ANEEL sobre o funcionamento das bandeiras tarifárias: