ANEEL efetiva transferência da concessão de energia elétrica para a Equatorial Goiás

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou nesta quinta-feira, 23/2, o ato de assinatura do termo aditivo ao contrato de concessão nº63/2000, que formaliza a transferência do controle societário da Enel Distribuição Goiás (ex-CELG Distribuição) para a Equatorial Participações e Investimentos.

O documento levou a assinatura do diretor-geral da agência reguladora, Sandoval Feitosa e do CEO do grupo Equatorial, Augusto Miranda da Paz Junior e do governador do Estado, Ronaldo Caiado.

A solenidade aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia e teve também a presenta do presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme; o prefeito da capital, Rogério Cruz e várias outras autoridades e lideranças de representações classistas.

A medida foi aprovada pela diretoria da ANEEL no dia 6 de dezembro de 2022, com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços de fornecimento de eletricidade a 3,3 milhões de unidades consumidores em 237 municípios de Goiás.

Ao destacar, na cerimônia que Goiás é um dos estados que mais cresce no pais, o diretor da Agência, Sandoval Feitosa, afirmou que “o crescimento pujante e sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população somente virá com o suprimento de energia elétrica confiável, seguro, contínuo e de qualidade”.

Feitosa relatou que as dificuldades no abastecimento energético nos últimos anos em Goiás provocaram uma “depressão de investimentos no estado”.

Empresa, agora, tem efetivada a concessão para atender cerca de 3,3 milhões de goianos

Após a adoção de plano emergencial exigido pela ANEEL nos últimos quatro anos houve redução da demanda reprimida e melhoria da qualidade no fornecimento de energia, embora insuficiente para atender as cláusulas do contrato de concessão.

A Equatorial Energia comprou a Enel Distribuição em Goiás por quase R$ 1,6 bilhão. Com o fechamento do acordo, ela assumiu, ainda, um total de R$ 5,7 bilhões em dívidas.

O governador Ronaldo Caiado garantiu que vai exigir da Equatorial Energia a prestação de serviço de qualidade e investimentos para melhorar a distribuição de energia em Goiás.

O presidente da Equatorial Energia, Augusto Miranda, lembrou que a empresa já é responsável pela distribuição de energia nos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amapá e que vai trabalhar para melhorar a qualidade do serviço prestado em Goiás.

“Estamos cientes da responsabilidade, temos obrigação de fazer melhor. Vamos nos empenhar, alocar o capital necessário, fazer os investimentos e alavancar o Estado”, garantiu.

O presidente da Equatorial em Goiás, Lener Jayme, informou que os investimentos já foram iniciados e obras já estão em andamento, com o objetivo de sanar as deficiências no fornecimento de energia.

“Nossas equipes estão trabalhando diuturnamente para buscar soluções cada vez mais efetivas”, pontuou.

Com informações da Equatorial Goiás, ANEEL e Governo de Goiás