ANEEL e distribuidoras de energia debatem planos de contingência para o verão de 2025

Na última quinta-feira (19/9), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) recebeu representantes de sete distribuidoras de energia para verificar os planos de contingência para o verão do próximo ano.

Foram discutidas medidas para garantir a resiliência das redes de energia elétrica diante das chuvas que ocorrem nesta estação do ano.

A reunião foi realizada na sede da Agência. O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a equipe de fiscalização e da ouvidoria participaram da reunião.

As distribuidoras apresentaram ações de curto e longo prazo como projetos-pilotos de resiliência de rede, simulados de situação de crise, plano de substituição de postes e aumento de investimentos.

Também foram debatidos o aumento da demanda, prevenção em cidades litorâneas e as opções de contingência.

Ações para 2025

No encontro, foram debatidas ações previstas não só para o verão de 2025, mas para os 12 meses do ano, em detrimento dos eventos climáticos severos.

Os planos tratam, por exemplo, dos graus de atuação das distribuidoras, mobilização de equipes, articulação e coordenação de ações, dentre outros.

Participaram representantes das seguintes empresas: Light, Enel Distribuição São Paulo, Companhia Energética Minas Gerais (CEMIG), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Equatorial Energia (CEEE) e Rio Grande Energia (RGE).

Leia ainda: CONCEG disponibiliza cartilha sobre máquinas agrícolas e a rede elétrica

Reunião na ANEEL com os representantes de distribuidoras

Com informações da ANEEL
Edição: CONCEG Notícias