O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou em Anápolis, cerca de 5.400 raios durante uma forte tempestade no último fim de semana. A alta incidência de descargas atmosféricas foi sentida pelo sistema de distribuição de energia elétrica que contabiliza danos provocados pela gravidade dos raios.
O INPE aponta ainda que a cidade acumulou, nestes últimos dias, cerca de 156 mm de chuva, o que corresponde a 111% da média normal para o mês.
Situação semelhante em Pirenópolis que registrou 131 mm no mesmo período, ultrapassando a média mensal de 122 mm.
Assim que o temporal foi registrado, técnicos iniciaram atuações para atendimento das ocorrências e também levantamento dos estragos causados pela chuva.
A Equatorial já atendeu todos os chamados registrados no fim de semana. As ações rápidas da concessionária, através de manobras telecomandadas, garantiram que a maioria das ocorrências fossem resolvidas dentro dos prazos estabelecidos, minimizando os transtornos para os clientes afetados.
Estragos
Levantamento prévio da companhia aponta que o fornecimento ficou comprometido para alguns clientes porque cabos foram rompidos por galhos de árvores arremessados contra a rede e postes danificados pelas fortes rajadas de vento.
A concessionária registrou danos em transformadores que foram queimados pelos raios e ainda que partiram fios da rede em vários pontos, devido a intensidade da descarga.
Na região do DAIA, um eucalipto com mais de 20 metros de altura caiu sobre a rede elétrica, com a força do vento. Na queda, provocou o rompimento de cabos. Técnicos atuaram incessantemente até a recuperação e normalização total dos danos provocados pelo tombamento da árvore.
A força de um raio
Com uma corrente típica de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico, essas descargas percorrem distâncias de até 5 km. Quando um raio atinge a rede elétrica, sua alta intensidade e energia podem causar danos significativos aos componentes da rede, desde transformadores até linhas de distribuição.
Registro de ocorrências
A distribuidora reforça a importância de registrar as ocorrências de falta de energia nos canais oficiais de atendimento. Clientes afetados devem comunicar de forma imediata. As equipes da distribuidora estão atentas a esses registros e atuam prontamente assim que recebem as notificações:
Os canais de atendimento funcionam 24 horas por dia:
Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
Via SMS: envie uma mensagem para o número 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX, informando no “XXXXXX” sua Unidade Consumidora (UC).
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Com informações da Equatorial Goiás
Edição CONCEG Notícias