Hidrelétricas e termelétricas: saiba como a energia é produzida em cada sistema

A produção da energia que consumimos nas residências, no comércio, no campo, na iluminação pública, dentre outras formas de consumo, é proveniente de várias fontes, entre elas, a produção das hidrelétricas e das termelétricas.

Vamos saber um pouco mais sobre essas formas de produção de energia, através de material de pesquisa disponibilizado no site do Operador Nacional do Sistema (ONS).  Veja as definições:

Produção de energia em hidrelétricas

Para aproveitar o potencial hidrelétrico de um determinado rio, geralmente interrompe-se seu curso normal através de uma barragem que provoca a formação de um lago artificial chamado reservatório.

A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.

Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire, e, no gerador, que também gira acoplado mecanicamente à turbina, a potência mecânica é transformada em potência elétrica.

A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão (voltagem) elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.

Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.​

Produção de energia em termelétricas

A termeletricidade, assim como a hidreletricidade, também é produzida por um gerador e transportada até os locais de consumo por linhas de transmissão. O gerador é impulsionado pela queima de um combustível.

Ao queimar, o combustível aquece uma caldeira com água, produzindo vapor com uma pressão tão alta que move as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador.

Qualquer produto capaz de gerar calor pode ser usado como combustível, do bagaço de diversas plantas aos restos de madeira.

Os combustíveis mais utilizados são: óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e o carvão mineral.​

Com informações do site do Operador Nacional do Sistema- ONS
Edição: CONCEG Notícias
Leia ainda: 10 definições para você entender um pouco mais sobre o setor elétrico