Força-tarefa da Equatorial Goiás fortalece rede elétrica em Caçu, Itarumã e Itajá

Mais de 6,8 mil metros quadrados de limpeza de faixa foram realizados pela Equatorial Goiás entre os dias 5 e 8 de maio últimos, na zona rural dos municípios de Caçu, Itarumã e Itajá.

A força-tarefa mobilizou cerca de 50 profissionais, que atuaram na substituição de mais de 200 equipamentos da rede elétrica, entre eles, isoladores e cruzetas, que vão garantir ainda mais estabilidade no fornecimento aos clientes dessas regiões.

Outra ação realizada na região foram dezenas de podas de vegetação que estavam em contato com a fiação.

O mutirão beneficiou mais de 610 moradores de propriedades rurais da região.

O superintendente da Equatorial Goiás na região, Adailson Andrade reforça a importância dessa ação preventiva para minimizar interrupções no fornecimento de energia e fortalecer os equipamentos da região.

“As equipes realizaram inspeções em vários trechos para identificar e corrigir possíveis pontos com defeito, trazendo mais segurança para o fornecimento do serviço. A ação integra um cronograma de manutenções programadas e permanente pela companhia”, destaca Adailson. As substituições de equipamentos antigos por novos, mais modernos e eficientes, garantem maior confiabilidade ao sistema elétrico”, complementa o superintendente.

Reconstrução da rede elétrica do estado

Com cerca de 230 mil quilômetros de extensão, o equivalente a seis voltas em torno da Terra, o sistema elétrico goiano passa por uma verdadeira modernização.

Em dois anos, a Equatorial já investiu mais de R$ 4,2 bilhões na rede, ampliou e modernizou 202 subestações e entregou seis novas subestações: Aparecida, Riviera-Parque Atheneu (Goiânia), Anápolis-Universitário e Piratininga (São Miguel do Araguaia), JK Jataí e Pirenópolis.

Também foram entregues sete novas linhas de distribuição de alta tensão e modernizadas outras seis. No primeiro trimestre de 2025, a distribuidora ultrapassou em 123% o número de obras programadas no estado. Foram concluídas 333.395, quando a meta estabelecida para os três primeiros meses era de 149.450 obras.

 As obras realizadas demonstram o compromisso da Equatorial Goiás com o desenvolvimento do Estado, promovendo avanços históricos na qualidade do fornecimento de energia elétrica.

Em 2024, a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) apresentou uma redução significativa de 10,2 horas na visão cliente e 5,7 horas na visão regulatória. Já a Frequência Equivalente de Interrupção (FEC) caiu 5,5 vezes na visão cliente e 3,6 vezes na visão regulatória, posicionando a distribuidora dentro dos limites estabelecidos pela ANEEL.

A população pode acompanhar a evolução das obras do plano de reconstrução do sistema elétrico por meio do Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/).

Plataforma inovadora e pioneira entre as distribuidoras de energia no Brasil que reforça a proximidade da empresa com os clientes, permitindo um acompanhamento detalhado das ações em andamento.

Com informações da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias
Leia ainda: CONCEG e Equatorial Goiás unem esforços em torno da revisão do cadastro rural