Equatorial Goiás realiza 2,6 mil km de limpeza de faixas de servidão no estado

Durante o ano de 2024, a Equatorial Goiás intensificou suas atividades de manutenção preventiva na rede elétrica do estado para trazer ainda mais confiabilidade ao sistema de energia durante o período chuvoso.

Entre as ações mais importantes para a zona rural, está a limpeza de faixa de servidão, que envolve a poda rente ao solo.

Esta prática facilita o acesso das equipes de manutenção a áreas de matas fechadas e de difícil acesso, e previne que galhos se aproximem das linhas de energia, evitando possíveis interrupções no fornecimento de eletricidade.

Até o momento, já foram realizados mais de 2,6 mil km de limpeza de faixa de servidão em todo o estado, na rede de alta e de média tensão.

Para o gerente de obras e manutenção da Equatorial Goiás, Frederico Guimarães, essa prática é fundamental para garantir a continuidade e segurança do fornecimento de energia elétrica em áreas rurais.

“A limpeza de faixa tem grande importância no nosso cronograma de reconstrução, porque além de prevenir possível interrupção no fornecimento de energia nos períodos de chuva, reduz riscos de incêndios, facilita a manutenção e inspeção, e protege tanto os nossos clientes quanto a infraestrutura da companhia”, destaca o gerente.

Na região de Uruaçu, por exemplo, foram realizados mais de 460 km de limpezas de faixa somente neste ano.

Por ser uma área predominantemente rural e um importante polo de produção agrícola, a companhia intensificou o trabalho no período de seca.

Para o superintendente da regional Norte da Equatorial Goiás, Thiago Nunes, a iniciativa já está trazendo grandes benefícios para os clientes da região.

“A rede elétrica nas áreas rurais é extensa e, no período de chuva, esses locais são propensos a alagamentos, o que dificulta o trabalho da equipe técnica em caso de ocorrências. Por meio da limpeza de faixa, que já foi realizada, evitamos o contato da vegetação com a rede e, com isso, prevenimos prejuízos tanto para o produtor rural quanto para a companhia”, afirma Nunes.

O superintendente destaca ainda outro ponto importante a respeito da agilidade no atendimento aos clientes. “Os defeitos elétricos causados pela chuva na zona rural muitas vezes não são perceptíveis e podem ser difíceis de identificar. No entanto, ao manter as áreas ao redor da rede elétrica livres de vegetação, conseguimos prevenir futuros danos elétricos aos moradores da região, que sejam causados pelas tempestades e ventos fortes”, ressalta Thiago.

Leia ainda: Consumo de energia registrou elevação em todas as classes em agosto, destaca pesquisa

Equipe em campo realizando manutenção de rede

Com informações da Equatorial Goiás
Edição: CONCEG Notícias