A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abriu uma consulta para que interessados avaliem um novo estudo da Agência realizado em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
Trata-se da “Avaliação de modelos regulatórios para implantação de sistemas de medição inteligentes no sistema de distribuição brasileiro”.
A inserção de medidores inteligentes está na Agenda Regulatória 2024-2025 da ANEEL, e esse estudo vai subsidiar a Análise de Impacto Regulatório (AIR) e as demais etapas do trabalho da agência reguladora nesse assunto.
Essa inovação, de acordo com o órgão regulador, assume um papel relevante para a modernização das tarifas e para a nova realidade de distribuidoras e consumidores de energia – cada vez mais ativos na gestão do consumo de energia.
Afinal, destaca a ANEEL, o cenário atual cada vez mais se caracteriza pela geração distribuída, mobilidade elétrica e digitalização, entre outras transformações que alteram os papéis de empresas e clientes.
SERVIÇO
Envie sua contribuição à Tomada de Subsídios 13/2024 até o dia 12/11/2024. Envie sua contribuição por meio do e-mail ts013_2024@aneel.gov.br
Leia ainda: Bandeira tarifária vermelha é pauta de debate em reunião do CONCEG