O período de férias está chegando. O descanso de milhares de goianos vai ser às margens do Rio Araguaia, em Aruanã.
A cidade é destino certo todos os anos para quem quer aproveitar para curtir as belezas de um dos rios mais importantes do país.
Em 2024, a Prefeitura estima que 1 milhão de pessoas passe pelo município durante a temporada. É um período em que praias, bares, hotéis, pousadas e restaurantes ficam lotados.
Com o aumento no fluxo, a Equatorial Goiás já preparou a rede elétrica de Aruanã para evitar possíveis falhas e interrupções no fornecimento de energia.
O foco da concessionária é prevenir sobrecargas e manter a rede de distribuição de energia eficiente, estável e de qualidade.
Somente de janeiro a maio deste ano, a distribuidora investiu cerca de R$ 150 mil na manutenção da rede.
“A cidade de Aruanã é conhecida por sua arborização densa, o que demanda constantes podas para evitar o contato da vegetação com a rede elétrica. Realizamos mais de 500 podas urbanas até o momento e, até o final de julho, faremos ainda mais, garantindo que o trecho esteja livre de interferências,” explica o gerente de serviços técnicos da regional, Marcos Antônio Guimarães.
Outros serviços e equipamentos
A distribuidora também realizou a limpeza de faixas de servidão ao longo de mais de 200 quilômetros de rede. Elas são os trechos por onde a rede de distribuição passa.
A Equatorial fez também a instalação de novos equipamentos, mais modernos e eficientes, que vão garantir maior confiabilidade ao sistema elétrico em cerca de 11 quilômetros de rede.
Com essas medidas, a concessionária espera garantir uma temporada com mais qualidade no fornecimento de energia.
Cuidado especial também com o aumento do consumo de energia durante a temporada de férias, para isso, transformadores superdimensionados já foram instalados para atender um possível crescimento na demanda por energia.
São equipamentos projetados para suportar uma carga maior do que o necessário durante períodos de uso normal.
“Essas ações são fundamentais para garantir a estabilidade do fornecimento de energia durante a temporada, proporcionando segurança e conforto aos turistas e moradores”, ressalta Guimarães.
Acompanhamento
Técnicos da Equatorial Goiás também estarão de prontidão em julho para acompanhar o dia a dia dos turistas na cidade e atender imediatamente qualquer chamado.
Além disso, por meio do Centro de Operações Integradas (COI) da companhia, o fornecimento de energia em Aruanã e nas cidades próximas do Rio Araguaia serão monitoradas em tempo real por técnicos 24 horas por dia.
Outros municípios turísticos de Goiás também recebem ações para recuperação da rede elétrica nesta temporada de férias, como Caldas Novas, Pirenópolis, Cidade de Goiás e a região da Chapada dos Veadeiros.
Leia também: Bandeira amarela é acionada e consumidor terá adicional na conta de energia
Com informações da Equatorial Goiás
Edição CONCEG Notícias
Créditos: Imagens de serviços: Equatorial Goiás/Imagem da capa: Prefeitura de Aruanã