A bandeira tarifária de novembro será verde, o que significa que não haverá cobrança de custos extras nas contas de energia elétrica. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo a agência reguladora, as condições de geração hidrelétrica têm se mantido favoráveis e, por isso, a bandeira continua verde, o que vem ocorrendo, aliás, desde abril de 2022.
A ANEEL atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui apurados, há expectativa de acionamento da bandeira verde até o final do ano.
SIN
A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores. Saiba mais sobre as bandeiras tarifárias.
Leia ainda: Atuação do CONCEG na revisão tarifária da Equatorial Goiás é elogiada pela ANEEL
Ao comemorar a continuidade da bandeira verde, o diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa, explicou que o cenário é beneficiado pelos custos menores de geração.
“A energia gerada está mais barata. Tem chovido mais nos reservatórios, e aí podemos contar com as hidrelétricas, que possuem um custo de geração mais baixo do que outras fontes. Isso sem falar do avanço das usinas eólicas e solares, sobretudo no Nordeste do País”,
ressaltou Sandoval Feitosa.
Edição: CONCEG Notícias- Com informações da ANEEL