Fontes de energia renováveis. Elas são muito importantes. Fique por dentro!

O Brasil é um dos países que mais produz eletricidade através das fontes de energia renováveis. Isso é muito bom e muito importante, porque as fontes renováveis de energia são consideradas limpas, pois emitem menos gases de efeito estufa que as fontes fósseis.

Assim, contribuímos com a saúde do planeta em relação ao meio ambiente, uma vez que as fontes de energia renováveis são menos poluentes.

Por esses e outros motivos, as fontes renováveis está tendo uma boa inserção no mercado, tanto brasileiro como mundial.

As fontes de energia pertencem ao grupo que são consideradas inesgotáveis, pois suas quantidades se renovam constantemente ao serem usadas.

São exemplos, as fontes: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Leia ainda: Consumidores poderão pagar conta de energia com cartão de débito ou crédito

Algumas dessas fontes apresentam variação na geração de energia elétrica ao longo do dia ou do ano, como é o caso da eólica, que não é usada quando não há ventos e a energia solar, à noite. No caso da fonte hídrica, podem ocorrer estiagens (secas).

Mais presentes no nosso dia-a-dia, vamos falar sobre as fontes hidráulica, solar e eólica.

Energia Hidráulica

A energia gerada por esta fonte vem do aproveitamento da água dos rios. Nas usinas hidrelétricas, as águas movem turbinas que transformam a energia potencial (da água) em energia mecânica e, por fim, em elétrica.

Esta fonte é variável ao longo do ano, porque depende do quanto chove nas cabeceiras dos rios, afinal, é essa água que irá mover as turbinas.

Também devemos considerar que, para que haja bom funcionamento de uma usina hidrelétrica, a ação de conservação ambiental na bacia hidrográfica é essencial.

Energia Solar

A energia solar é uma fonte inesgotável que pode ser aproveitada na forma de calor ou na forma de luz.

Para aproveitamento do calor, os raios do sol atingem a superfície dos painéis coletores térmicos, que aquecem a água no seu interior.

A água quente pode ser utilizada nas residências (chuveiros, piscinas, torneiras, máquina de lavar, etc.), em processos industriais ou na geração de eletricidade.

A eletricidade pode ser gerada diretamente a partir da luz (nos painéis fotovoltaicos) ou através do aproveitamento do calor (na usina heliotérmica).

Nos painéis fotovoltaicos, a radiação solar (luz) interage com um material semicondutor (geralmente, o silício), gerando eletricidade diretamente.

Energia Eólica

A energia eólica é obtida através do aproveitamento do vento, que é o movimento das massas de ar. Para transformar a energia dos ventos em energia elétrica são usados aerogeradores, que possuem imensas hélices que se movimentam de acordo com a quantidade de vento no local.

Essas hélices, em geral, possuem o tamanho de uma asa de avião e são instaladas em torres de até 150 metros de altura. Uma usina eólica utiliza um recurso energético renovável e não polui a atmosfera durante sua operação.

Esta fonte só pode ser aproveitada nos momentos em que há vento suficiente. No Sul e no Nordeste do Brasil, os ventos são abundantes e permitem a instalação de vários “parques eólicos” (conjuntos de aerogeradores equivalentes às usinas).

Edição:

CONCEG Notícias, com informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)