Vamos entender o que significa energia primária e energia útil ou final

Com a ajuda da plataforma ABCDEnergia, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o CONCEG Notícias traz para o conhecimento dos consumidores de energia elétrica, dois conceitos básicos, porém, muito importantes.

São eles: energia primária e energia útil e/ou final.

A EPE parte de um hábito nosso do dia a dia para explicar esses conceitos: chegar à noite em casa e acender a luz.

Entenda!

A iluminação é “energia útil” ou “serviço de energia”, já que a luz está sendo utilizada diretamente por nós, para que possamos andar pela casa, encontrar objetos e realizar outras atividades.

Quando acionamos o interruptor, conectamos fios elétricos que estão instalados dentro da parede dos cômodos da casa. Esses fios estão ligados a um painel que recebe energia da rua e conduzem essa energia até os aparelhos utilizamos em casa.

Assim, a energia elétrica que está disponível nos fios das nossas casas pode ser chamada de “energia final”.

Recebe esse nome, pois já pode ser usada pelo usuário final, você, consumidor.​ Os fios que chegam à nossa casa estão ligados aos postes e a cabos suspensos. Em alguns bairros ou cidades, esses cabos são subterrâneos, ou seja, passam por baixo da terra.

Leia também: Subsídios na conta de energia passam de R$ 16 bi no primeiro semestre de 2023

Esses cabos estão ligados à subestação de energia elétrica, que contém aparelhos chamados transformadores. Esses transformadores transformam a eletricidade que chega até ela em uma forma adequada para ser distribuída pela cidade.

Essas transformações na eletricidade são necessárias para facilitar todo o transporte dessa energia até a nossa casa e poder ser utilizada em nossos interruptores e eletrodomésticos.

Energia primária

A eletricidade que chega à subestação está sendo trazida pela linha de transmissão (LT), que é um conjunto de torres altas e cabos elétricos. Você já deve ter visto alguma dessas linhas de transmissão ao viajar por estradas.

Essas linhas vêm das usinas de geração de energia elétrica. As usinas de geração fazem a transformação de formas diferentes de energia disponíveis na natureza em eletricidade.

Essas formas disponíveis na natureza podem ser o vento, a água do rio, o carvão, o gás natural, entre outras opções. Elas são conhecidas como “energia primária”, pois está na sua primeira forma, ou forma bruta.

Como não há eletricidade disponível na natureza, pelo menos não de forma fácil (você não vai ficar esperando um raio cair, vai?), temos que transformar as fontes primárias em eletricidade, ou seja, na nossa energia final.

Energia primária- eletricidade

Na maior parte das usinas de geração elétrica, a “energia primária” é transformada em eletricidade por uma turbina, um equipamento que roda, transformando uma forma de energia em outra, como explicamos acima.

O que faz essa turbina rodar pode ser água, vento ou vapor, nas usinas do tipo hidrelétrica, eólica ou termelétrica.

Com informações da EPE e edição do CONCEG Notícias