A Equatorial Goiás realizou um levantamento no mês de março e identificou que mais de 400 mil pessoas estão aptas a receber o benefício do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não se cadastraram.
Somente nos três meses de atuação em Goiás, a distribuidora conseguiu aumentar em mais de 41 mil o número de clientes cadastrados a receber o benefício.
A previsão é que este incremento injete R$ 9,4 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
As cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, respectivamente.
O Tarifa Social é um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de energia.
O que é necessário?
Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia; renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência.
O programa dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas:
* Para quem consome até 30 quilowatts/ hora, a redução é de 65%;
* de 31 a 100 kWh/ mês, o valor fica 40% menor;
* de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%.
Já no caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores:
* de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
* de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
* de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
O gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, destacou que a inclusão no Tarifa Social representa uma importante economia para as famílias.
Somente no ano passado foram injetados R$ 106 milhões na receita dos municípios goianos.
“Estamos realizando uma série de ações, incentivando os clientes aptos a se cadastrem no benefício. Nos últimos meses, realizamos diversos mutirões de atendimento, em vários municípios, levanto uma van de atendimento móvel e orientando os clientes a se cadastrarem”, ressalta.
“Nosso foco é se aproximar cada vez mais das pessoas e facilitar o acesso, para que esses clientes, que têm direito a uma tarifa mais barata, possam usufruir desse desconto tão importante. Esse benefício é uma oportunidade de destinar os recursos que iriam para o pagamento da conta de energia para outras áreas do orçamento doméstico, como compra de alimentos e outras necessidades básica”, afirma.
Saiba mais
Para o cliente checar se já está incluído na Tarifa Social, basta checar se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda.
Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Se não estiver?
Se o cliente não está incluído, mas está enquadrado nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da companhia e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, e número do NIS ou BPC.
Os clientes aptos ao benefício, podem se cadastrar no Programa Tarifa Social, em qualquer uma das agências da Equatorial, espalhadas em todo o Estado, ou pelo Call Center – 0800 062 0196.