Ao acordar todas as manhãs, podemos ver e sentir a maior fonte de energia para o planeta Terra: o sol! O sol faz a água do mar e dos rios evaporar e formar as nuvens de chuva. Ao aquecer a Terra, ajuda a formar os ventos.
As plantas utilizam o sol para crescer. O ser humano pode utilizar diretamente o sol como fonte de energia ou utilizar outras fontes de energia influenciadas pelo sol.
Para entender o que é energia, vamos conhecer as várias outras formas em que ela está presente na natureza e como podemos utilizá-la.
Como o ser humano utiliza energia?
O fogo foi a primeira forma de energia dominada pela humanidade. Com o fogo, o ser humano aprendeu a espantar animais selvagens, cozinhar alimentos e fazer ferramentas e utensílios para o uso em sua jornada pela Terra.
Os primeiros utensílios feitos com o uso do fogo foram panelas e jarros de barro cozido, que facilitaram a vida do ser humano.
Posteriormente, começou a utilizar o fogo para fundir metais e fazer lanças, flechas, espadas e outros instrumentos mais elaborados.
Fluidos
Outra forma de energia utilizada pela humanidade foi o movimento dos fluidos, como a água dos rios e o vento.
Ainda existem no Brasil e em outras partes do mundo, as rodas d’água e os monjolos, que utilizam a energia das águas para trituração de grãos.
Os moinhos de vento também serviram para moer grãos, como o trigo, para fazer alimentos e hoje em dia servem principalmente para bombear água para locais mais altos.
Utilizar a energia dos animais domesticados ajudou o ser humano a preparar a terra para cultivar alimentos, transportar cargas pesadas e ainda, se deslocar com maior velocidade.
Energia em casa
Hoje convivemos com várias formas de energia, que utilizamos na nossa vida diária.
Na sua casa tem a geladeira, a televisão, as lâmpadas, o seu brinquedo a pilha – todos precisam de energia para funcionar.
Uma pipa no ar está utilizando a energia do vento, uma panela no fogão cozinhando alimentos está utilizando a energia do fogo, uma criança correndo está usando a energia dos alimentos que ela ingeriu e a televisão usa energia elétrica para que possamos assistir a nossos filmes e desenhos favoritos.
Portanto, atenção ao seu dia a dia: você mesmo poderá descobrir outras formas de utilização da energia.
Quando tomamos banho quente, também usamos energia para aquecer a água, seja a eletricidade para o chuveiro elétrico, o gás natural do aquecedor ou a energia do sol captada por painéis no telhado.
Combustíveis
Todos os carros precisam de energia para funcionar. O ônibus, o transporte escolar, o navio, o avião, todos precisam de uma forma de energia. Essa energia vem dos combustíveis.
Talvez você já tenha visto um carro sendo abastecido com gasolina, álcool (etanol) ou mesmo gás (GNV – Gás Natural Veicular) num posto de combustíveis.
Brasil fecha 2022 com expansão de 8 GW na capacidade de geração de energia
Ah! A sua bicicleta também precisa de energia: a sua energia, que você obtém dos alimentos.
Observando todos esses tipos de energia a nossa volta, podemos agora entender o conceito de energia do dicionário: “energia é a capacidade de um sistema de realizar trabalho”. “Trabalho” significa deslocar, rodar, transformar.
A Ciência nos ensina que a energia existe em grande quantidade no universo e que ela não aumenta nem diminui, mas passa por muitas transformações.
Importância da energia
Então, a energia é muito importante para a nossa sobrevivência e conforto e é parte da história da humanidade, que ao longo dos tempos vem aprimorando as formas de transformá-la e utilizá-la a seu favor.
Mas nesses processos de transformação de energia, quase sempre causamos algum impacto ambiental, ou seja, prejudicamos a flora, a fauna ou pessoas, produzimos resíduos (lixo) ou corremos o risco de esgotar um recurso natural (acabar com florestas, por exemplo).
Por isso, nós temos a responsabilidade de cuidar para que a energia não seja mal utilizada ou desperdiçada. (Informações do ABCDEnergia- Empresa de Pesquisa Energética-EPE)