Consumidores de energia elétrica não terão ônus de cobrança de bandeira tarifária no mês de setembro. A informação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANNEL).
Conforme a agência reguladora, a Bandeira Verde está sendo acionada pelo quinto mês consecutivo. O que não deixa de ser um alívio para os consumidores.
De acordo com a ANEEL, o acionamento da Bandeira Verde significa que as condições de geração de energia elétrica no país são boas, ou seja, não é necessário o acionamento de usinas termelétricas.
Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica, especialmente quando as condições de geração não são favoráveis.
Antes, conforme a agência, o consumidor não sabia que a energia estava mais cara. Agora, ele sabe e pode se programar. Se a bandeira está vermelha, ele sabe que é conveniente economizar, ter um consumo mais consciente e evitar o desperdício de energia.
Vale ressaltar que a Bandeira Verde será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, o SIN.