A temperatura média do planeta Terra aumentou em torno de 0,5°C nos últimos 100 anos e cientistas estimam que deva aumentar em 4°C até o final desse século. E quais poderão ser as consequências disso?
O aumento da temperatura média do planeta tende a alterar as condições climáticas (circulação atmosférica, chuvas e secas), provocando mudanças nas diferentes regiões do globo. Quais sejam:
- Períodos secos mais extremos em alguns locais podem levar à escassez de água, essencial para a vida;
- Chuvas mais intensas em outros locais podem causar enchentes que levam tudo que está pela frente;
- Derretimento das calotas polares, prejudicando animais como os ursos polares e aumentando o nível do mar;
- O aumento do nível do mar pode causar enchentes em cidades costeiras e até destruir algumas delas;
- Aparecimento de bactérias mais resistentes e danosas que podem causar muitas doenças
Por que a temperatura média da Terra está aumentando?
De acordo com os cientistas, o problema é que estamos emitindo gases de efeito estufa (GEE) num ritmo muito acelerado, causando grande desequilíbrio e assim promovendo um aquecimento acentuado num período curto de tempo.
Esse fenômeno teve início na Revolução Industrial, quando a humanidade passou a utilizar mais intensamente os combustíveis fósseis para movimentar suas máquinas e desde então, as emissões de GEE têm aumentado cada vez mais, elevando a temperatura média do planeta.
O que energia tem a ver com aquecimento global?
Muitas das atividades humanas atuais utilizam energia e a maior parte dessa energia provém da queima de combustíveis fósseis.
No mundo, a principal fonte de geração de energia elétrica é o carvão. No transporte, a energia para movimentar os veículos vem, principalmente, da queima de gasolina e óleo diesel.
Na indústria, utiliza-se muito o gás natural e outros derivados de petróleo como o óleo combustível. Toda essa queima de combustíveis fósseis emite grande quantidade de GEE para a atmosfera. No Brasil, as emissões de GEE estão principalmente relacionadas ao desmatamento e às queimadas.
O setor de transporte é o segundo colocado seguido pelo setor industrial, devido ao uso predominante de combustíveis fósseis em suas atividades.
O que precisamos fazer para combater as mudanças climáticas?
Além de combater o desmatamento e as queimadas, a solução passa pela adoção de tecnologias que possam minimizar as emissões de GEE para a atmosfera, inclusive pela substituição dos combustíveis fósseis por outras fontes energéticas.
O grande desafio é o fato de nossa sociedade ser muito dependente de energia. Usamos em tudo: na nossa casa, nas escolas, nos escritórios, nos carros, nos ônibus, aviões, empresas e indústrias.
Diante disso, representantes eleitos pela sociedade, empresas e universidades estão buscando formas alternativas de energia que não contribuam para as emissões de GEE.
Nós também podemos fazer a nossa parte, repensando nossos hábitos culturais e de consumo.
O consumidor acostumou-se a usar a energia sem ao menos pensar em como ela é gerada, seus impactos ambientais e, muito menos, levando em conta que ela precisa ser usada de forma consciente e eficiente.
Baseado nos seus hábitos diários de consumo (alimentação, transporte e consumo de energia em casa), você pode calcular suas emissões de GEE em sites na internet (pegada de carbono).
No Brasil, a maior parte da energia elétrica que consumimos é gerada em usinas hidrelétricas, que é uma fonte de energia renovável e com baixas emissões de GEE.
Isso faz com que nossa matriz elétrica emita pouco GEE comparada com a de outros países.
Porém, como as hidrelétricas dependem de chuva para que os rios tenham água suficiente para movimentar as turbinas, em períodos de pouca chuva, é necessário acionar termelétricas movidas a combustíveis fósseis para não faltar energia.
O acionamento de termelétricas encarece nossas contas de luz e aumenta nossas emissões de gases de estufa.
Então, como podemos reduzir nossa pegada de carbono?
Além do uso consciente da energia, podemos mudar nossos hábitos e nossa rotina, por exemplo:
- Usando menos energia no nosso dia a dia!
- Usando mais bicicleta do que carros!
- Plantando árvores*!
- Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram que em cidades com mais árvores a temperatura é menor.
(Fonte: Empresa de Pesquisa Energética- EPE)